Como viver o mês vocacional?

Vocação: Graça e Missão!

Agosto é por tradição no Brasil, desde os anos oitenta com o primeiro ano vocacional, o mês dedicado por excelência às vocações. E de modo mais significativo ainda celebramos o Ano Vocacional, cujo tema é: “Vocação: Graça e Missão”.

A palavra vocação tem origem no verbo latino “Vocare”, que significa chamamento. Assim, recordar as vocações é recordar os diversos chamados que Deus faz e cada pessoa responde em prol não de si mesmo, mas a serviço da sua comunidade, da Igreja e da humanidade. Como deu exemplo o próprio Jesus: “Eu estou no meio de vocês como aquele que serve” (Lc. 22,27). A primeira vocação à qual somos todos chamados é a vida, dom gratuito que recebemos de Deus e responsabilidade, pela própria e pela de toda a criação confiada aos nossos cuidados.

Do grande mistério da vida, pelo batismo, nos tornamos cristãos, chamados à uma dignidade de vida ainda maior, a vida sobrenatural que se manifesta no decorrer da nossa história por muitos caminhos e escolhas – seja na vocação ao sacerdócio, seja na vocação à vida consagrada, seja na vocação ao matrimônio – mas que no fim de tudo deverá chegar à plenitude da fé, esperança e caridade que nos fará desfrutar da plenitude do Reino de Deus, isto é, estarmos para sempre em Cristo-Deus.

Nesse percurso, não podemos nos esquecer de viver bem a vocação que cada um escolheu ou discernir bem para quem está escolhendo. Por isso, é importante nos perguntarmos: como viver bem o mês vocacional?

1) Não esquecendo que a iniciativa é do Senhor, antes de tudo: “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu quem vos escolhi” (Jo 15,16). Por isso, aos seus cuidados e sob suas ordens, devemos colocar a trajetória que tomamos. Pelo contato diário com sua Palavra, pela escuta aberta à sua ação e pelo desejo de fazer sempre e em tudo a sua vontade, tendo a certeza que é o melhor para nós.

2) Conhecer as demais vocações, perceber a beleza dos diversos modos de servir, porque como recorda o Papa Francisco,  “só na relação com todas as outras é que cada vocação específica na Igreja se revela plenamente com a sua própria verdade e riqueza” (Mensagem do Dia Mundial das Vocações 2023).

3) Fazer um exame do percurso feito até agora, perceber os progressos feitos, o que ainda precisa ser melhorado e o espaço que foi deixado para ação do Espírito Santo, não dos nossos projetos pessoais e caprichos. Perceber se fomos servidores ou servidos até agora e olhando Jesus lavando os pés dos discípulos, recordar sempre que o maior é aquele que serve, é aquele que doa a vida sem medidas.

4) Rezar pela própria vocação, pelas vocações da Igreja e pedir como ordenou o Senhor, sempre mais operários para messe.

E da oração, o cuidado pelas vocações, como recorda o Beato Tiago Alberione: “Cuidar das vocações é a obra das obras”.

Nesse sentido, orientar e ajudar os jovens no seu percurso, com o testemunho de alegria pela própria vocação e consequentemente com as palavras de encorajamento e iluminação, recordando sempre como no primeiro ponto que a iniciativa é do Senhor.

Assim, durante este mês vocacional, com as Palavras de São Paulo, bendigamos Deus Pai que “escolheu-nos em Cristo antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis na sua presença, no amor. Predestinou-nos para sermos adotados como seus filhos por meio de Jesus Cristo, de acordo com o beneplácito da sua vontade” (Ef 1, 4-5).

Felipe Borges, noviço da Pia Sociedade de São Paulo Apóstolo – Padres e Irmãos Paulinos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima