Salisburgo é uma bela cidade austríaca e significa cidade do sal. O seu primeiro Bispo e padroeiro principal é representado com uma saleira na mão. É o único santo local festejado nas regiões de língua alemã e na Irlanda, pois foi o modelo para os monges irlandeses.
São Ruperto descendia dos Rupertinos, uma importante família que dominava com o título de Conde a região do médio e do alto Reno. Os Rupertinos eram parentes dos carolíngios e o centro de suas atividades era em Worms. Aí São Ruperto recebeu sua formação de cunho monástico irlandês, no ano 700, como seus mestres, se sentiu impulsionado à pregação e ao testemunho monástico e foi à Baviera. Apoiado pelo Conde Teodo de Baviera, fundou uma igreja dedicada a São Pedro perto do rio Salzach, próximo à antiga cidade romana de Juvavum.
O Mosteiro que ali construiu, dedicado a São Pedro, é o mais antigo da Áustria e perto dele surgiu um mosteiro feminino que foi confiado à direção da Abadessa Erentrudes, sobrinha do Santo. São Ruperto é justamente reconhecido como seu fundador. Ele morreu no dia da Páscoa, 27 de março de 717. Suas relíquias são conservadas na magnífica catedral de Salisburgo edificada no Século XVII.
Senhor, que bom ficar convosco: mais que vosso servo, ser vosso amigo; ter mãos limpas de toda injustiça e iniquidade, e o coração isento de qualquer ódio, vingança ou egoísmos vãos. Que o nosso coração seja fraterno e solidário. Amém.