14 de janeiro Santa Verônica de Milão, religiosa

14 de janeiro Santa Verônica de Milão, religiosa

Verônica nasceu em Binasco, província de Milão, na Itália, em 1445. Era de família muito pobre. Com a idade de 22 anos ingressou no Convento das Irmãs Agostinianas de Santa Marta de Milão e a duras penas conseguiu alfabetizar-se. Também pudera, estava mais acostumada a manejar a enxada que a caneta.

Externava profundos conhecimentos de teologia e psicologia sem ter estudado. A todos admirava a sensibilidade que tinha para com as dores alheias. Segundo a tradição, foi consolada por Nossa Senhora com as seguintes palavras: “Basta que você conheça três letras: a primeira é a pureza de coração, que consiste em amar a Deus acima de tudo, e nele e por ele amar as criaturas. A segunda letra é nunca murmurar e não se impacientar à vista dos defeitos do próximo, mas suportá-los com compreensão, rezando por eles. A terceira é ter cada dia um tempo para meditar a paixão de Jesus Cristo”.

Irmã Verônica profetizou sua morte com todos os pormenores. Suas profecias realizaram-se ao pé da letra. Quando soou a campanhia chamando as Irmãs às práticas de piedade do dia 13 de janeiro de 1497, conforme sua profecia morreu aos 52 anos de idade.

Deus, nosso Pai, ensinai-nos um amor que saiba compreender a lentidão da semente que em nós demora nascer, florescer e dar frutos de amor, de justiça, de perdão, de fraternidade… Ensinai-nos, Senhor Deus, um amor que saiba esperar com paciência até que vossa Palavra aja e renove o nosso interior, produzindo frutos cem por um, pois afirmastes que ela é como a chuva que cai na terra e para o céu não volta sem ter regado e fecundado a terra. Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima