Missa do 11° Domingo do Tempo Comum

Missa do 11º Domingo do Tempo Comum

Neste domingo, 16 de junho, a missa das 9h30 foi presidida pelo Padre Danilo e a das 18h pelo Padre Claudiano. O Padre Danilo iniciou a celebração nos lembrando de como é bom agradecer ao Senhor. Agradecer pela nossa vida, pela nossa família, por estarmos reunidos nessa assembleia.

Sobre a leitura do evangelho o padre destacou que Jesus falava por parábolas para explicar sobre o reino de Deus para que as pessoas pudessem compreender o que ele estava dizendo, e mesmo assim muitas vezes ele não era compreendido.


Jesus comparou o reino de Deus com alguém que plantou uma semente e depois retornou para a colheita. Ela não sabe como a semente plantada começou a germinar e depois gerou frutos, ela apenas fez a sua parte. Assim é o reino de Deus, a semente foi plantada em nosso coração. O Padre Danilo destacou aqui duas lições. A primeira: é preciso ter paciência. O processo é lento. Segunda lição: confiar em Deus, ter fé. Não somos nós que fazemos as sementes germinar, é Deus. Nós não sabemos como Deus age. Enquanto estamos passando pelo processo muitas vezes não entendemos o que está acontecendo. Quando o fruto amadurece nós tomamos mais consciência e percebemos que era Deus agindo. Que foi ele quem nos levou por aquele caminho.

Precisamos plantar o reino de Deus em nossas vidas. Nos aproximar de Deus. Dedicar o primeiro momento do nosso dia a Deus.

A segunda parábola do dia foi a do grão da mostarda, uma pequena semente que se torna uma grande árvore e nos remete à humildade. Ninguém começa grande, há um caminho a ser percorrido. É importante valorizar as pequenas coisas. Às crianças o padre sugeriu que sejam organizadas. Assim agradarão a Deus e aos pais. Pediu que guardem os brinquedos, que arrumem a cama quando acordarem, que organizem seu guarda-roupa. Citou São João Bosco « Quer conhecer o coração de alguém? Olhe o seu guarda-roupa ». A vida prática do dia-a-dia reflete o nosso interior. Nós demonstramos o nosso interior com o nosso exterior.

O padre agradeceu o empenho de todos que contribuíram para o sucesso do primeiro dia da Festa Junina da paróquia e convidou a todos a participar nos próximos sábados, 22 e 29 de junho, ajudando nas barracas, doando prendas e trazendo amigos e familiares para prestigiar a nossa festa.

Depois convidou as crianças para cantar a Consagração à Nossa Senhora, rezar a Ave Maria e o Santo Anjo do Senhor. Em seguida abençoou os pães que foram distribuídos a elas e após a bênção final aspergiu água benta nos presentes.

Texto e fotos: Pascom 

Rolar para cima