Missa do 10º Domingo do Tempo Comum
Neste domingo, 09 de junho, as missas das 9h30 e 11h30 foram presididas pelo padre Danilo e a das 18h pelo Padre Claudiano.
A homilia foi sobre o pecado. Nós somos pecadores. E pecamos sempre que fazemos algo que desagrada a Deus ou ao próximo, todas as vezes em que desobedecemos a Deus. Na primeira leitura recordamos o pecado original. Deus criou o homem bom, sem pecado e livre. Mas o mau uso dessa liberdade fez com que o pecado surgisse em nossas vidas. Depois disso, o homem percebeu que estava nu, teve vergonha da própria nudez, e passou também a temer a Deus.
O padre nos alertou então sobre a importância de assumirmos a responsabilidade sobre o nosso pecado. Pois assim como Adão, muitas vezes não assumimos essa responsabilidade, nós a imputamos a outro.
Ao ser questionado por Deus sobre o porquê da sua desobediência, Adão respondeu que o fruto proibido foi lhe dado por Eva, e esta por sua vez disse que fora influenciada pela serpente. Percebemos assim que muitas vezes pecamos por sugestão do mal. A serpente aqui representa o demônio, o inimigo de Deus. Ela quer nos afastar de Deus. Mas como São Pedro nos disse, devemos resistir firmes na fé. É por ela que vencemos as tentações.
O padre nos lembra que o pecado está em nosso dia-a-dia. Não precisa ser algo grave ou mortal. Pecamos sempre que somos impacientes, preguiçosos ou quando destratamos uma pessoa. Pecamos quando nos deixamos levar pela soberba. Mas Deus nos oferece seu perdão, a sua misericórdia. A nossa consciência de que somos pecadores nos deve guiar para que lutemos contra os nossos pecados.
O sacramento da reconciliação nos reaproxima de Deus. Quando nos afastamos do pecado nos tornamos família de Jesus. Como compromisso para esta semana que se inicia o Padre Danilo nos orienta a prestar atenção nas pequenas coisas da nossa vida diária. O que fazemos que desagra a Deus ou ao nosso irmão? Qual a sugestão que o mal nos traz e nós seguimos? O padre nos convida a melhorar a cada dia, a melhorar o uso do nosso tempo para termos mais tempo para Deus, para fazer o bem e assim encontramos o caminho do céu.
No final da celebração o padre convidou a todos para as missas de Santo Antônio com a bênção dos pães na próxima quinta-feira dia 13 de junho. Fez também um convite à Festa Junina da paróquia que se inicia no próximo sábado, dia 15 de junho após a missa das 16h e pediu a colaboração de quem puder com a doação de prendas, venda de rifas e ajuda nas barracas.
Como em todos os domingos as crianças foram chamadas ao altar. Conversaram com o padre sobre a homilia, cantaram a Consagração à Nossa Senhora, rezaram a Ave Maria, o Santo Anjo do Senhor e receberam os pãezinhos abençoados.
Texto e fotos: Pascom