Solenidade de Corpus Christi

Nesta quinta-feira, 30 de maio, a Paróquia Santo Inácio de Loyola e São Paulo Apóstolo preparou-se logo cedo, com alegria e devoção, para a Solene Celebração do Corpus Christi.

A Solenidade de Corpus Christi começou no século XIII, com o Papa Urbano IV. A história diz que o sacerdote Pedro de Praga, sentia dúvidas sobre a Presença de Cristo no pão consagrado, e após uma peregrinação aos túmulos de São Pedro e São Paulo, rezando para obter fé, quando estava celebrando a missa, a Hóstia consagrada se tornou carne viva e começou a derramar sangue, que chegou a pingar no corporal, no sanguíneo e na toalha do altar. Por decisão do Papa Urbano IV, em 11 de Agosto de 1264 é decretada a festa solene para honrar o Corpo e Sangue do Senhor Jesus em todo o mundo.

Às 9:00, começaram os preparativos, paroquianos começaram a juntar os materiais para a confecção do tradicionais tapete. Sacolas de ovos, borra de café, serragem, e papeis coloridos, e muitas mãos para trabalhar, deram vida aos lindos desenhos feitos na entrada da igreja.

Agradecemos a todos os que se prontificaram para o trabalho: ministros extraordinários da sagrada Comunhão, membros da PASCOM, da pastoral da saúde, catequistas, coroinhas, e em especial aos fiéis paroquianos que juntaram-se a nós neste lindo trabalho decorativo para honrar o Santíssimo Sacramento.

No começo da noite, às 18H, a Solene Celebração teve lugar na nossa paróquia, em uma missa presidida pelo Pe. Danilo Alves Lima, e concelebrada pelos padres e irmãos paulinos: Pe. Luiz Miguel Duarte, Pe. Mario Roberto de Mesquita Martins, Pe Antônio Lúcio da Silva Lima, Cl. Regieldo Gomes Vieira, e Diac. Francisco Gilvan Menezes da Silva.

Na homília referente ao Evangelho desta solenidade (Mc 14,12-16.22-26), o Pe. Danilo refletiu sobre a relação dessa festividade com a Quinta Feira Santa, dia da instituição do sacerdócio e da Eucaristia. “Eucaristia é um memorial, porque se faz em memória de nosso Senhor Jesus Cristo; é banquete, porque Jesus é quem nos nutre e alimenta em fé e em espírito, e é Sacramento da fé católica”.

Após a missa, realizou-se uma procissão com o Santíssimo Sacramento, que recorreu a vizinhança da nossa paróquia, finalizando novamente na paróquia com a bênção do Santíssimo.

Que o Santíssimo Sacramento faça nascer em nossos corações um espírito de caridade e bondade para com o próximo.

Texto e fotos: PASCOM 

Rolar para cima