Banner
Contador de Visitas
356999


ENCONTRO DE CASAIS REALIZA UM ESPECIAL ENCONTRO
 
"Get the Flash Player" "to see this gallery."
 
No dia 8 de novembro, no Salão São Paulo, as lideranças, das diversas etapas do Encontro de Casais com Cristo, estiveram reunidos para um momento de reflexão sobre a caminhada.

No decorrer do dia 
aconteceram diversas palestras sobre a família. No enceramento do encontro, Pe. Mário Pizetta, também apresentou uma reflexão recordando o Sínodo da Família, citando as palavras do Papa Franscisco na missa  de conclusão e as palavras de Don Odilo em seu artigo 28/10/2015 no São Paulo: 

Uma retomada dos trabalhos com a Família, buscando novas atitudes, novos enfoques e novas fundamentações", e como dizia o Papa: a Família não pode ser mais a mesma depois do Sínodo.
 
PASCOM

ECC: Um Serviço da Pastoral da Família

A paróquia Santa Inácio também tem o grupo do ECC e o o seu grande objetivo é proporcionar aos casais  um encontro e reencontro com eles mesmos, com os filhos, uma aproximação com a comunidade e de modo especial com CRISTO.

ECC – Encontro de Casais com Cristo

Encontro de Casais com Cristo é um serviço da Pastoral Familiar, que nasceu em São Paulo,  em 1970, e hoje está presente em todo o Brasil, em vários países na América e também na África.

O ECC nasceu da inquietação do Pe. camiliano Alfonso Pastore (08.11.1932 – 17.03.2000), no sentido de proporcionar pistas para que os casais pudessem se reencontrar com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo.

 

Uma noite, após pedir inspiração a Deus na Liturgia das Horas, Pe. Alfonso Pastore passou horas escrevendo e,ao final, viu-se diante do ECC. Após receber autorização do Arcebispo de São Paulo, realizou, em abril daquele ano de 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, o 1º Encontro de Casais da Igreja Católica.

 

Por trás do ECC existe a preocupação em manter vivos nas famílias os valores humano-cristãos como gratuidade, relacionamento, união familiar e oração, sob pena de falência da própria família, da sociedade e da Igreja.

 

Até 2007, 2.573.675 casais haviam participado da 1ª etapa do ECC, num total de 78.089 encontros realizados, incluindo os da Paróquia Santo Inácio de Loiola, que os realiza desde 1975.

 

Feito por casais, a dinâmica do ECC consiste em reunir durante um final de semana um grupo de casais com o intuito de contribuir para que as famílias vivam melhor seu casamento, auxiliando-as no relacionamento marido-mulher e no relacionamento com seus filhos.

 

Segundo Pe. Alfonso Pastore, a missão do ECC é atingir todos os casais residentes dentro dos limites paroquiais. Intelectuais, analfabetos, carentes, proprietários, pobres e ricos. Todos juntos, participando do mesmo Encontro. “Esta é a missão do ECC; esta é a sua característica; este é o sinal de que é Igreja”.

 

Para isso, a espiritualidade é, como ele mesmo apontava, a tônica do Encontro de Casais com Cristo. Para Pe. Alfonso Pastore, o ECC, com sua participação, “está contribuindo para que as famílias se transformem em ‘Igrejas Domésticas’, em formadoras de pessoas, educadoras na fé e promotoras do desenvolvimento, tendo um lugar insubstituível no anúncio e vivência do Evangelho, construindo o Reino de Deus, aqui e agora”.

 

Bibliografia:

Biografia de Padre Alfonso Pastore. Acesso em 14.03.2010:http://ecc.igrejaverde.vilabol.uol.com.br/padrealfonso.html.

Blog do ECC. O blog da família jordinense. Acesso em 14.03.2010: http://eccjsonline.blogspot.com.

ECC – Encontro de Casais com Cristo. Um Serviço-Escola da Igreja Católica em favor da evangelização das famílias. Acesso em 14.03.2010: http://www.ecc.conselhonacional.com.br.

PASTORE, Pe. Alfonso. Encontro de Casais com Cristo.Serviço de Pastoral Familiar Paroquial. 8ª Ed. Paulinas, 1979.


Venham fazer parte dessa família maravilhosa!

Venha saber mais sobre a amizade,  o Amor, fraternidade e a alegria de viver em comunidade. Não cobramos taxa de inscrição; Ou melhor. Custará apenas fazer novas amizades e conhecer melhor sua comunidade. Inscrições e fichas na secretaria da paróquia ou com  os casais;


Hamilton e Delza-----------Fone 3569-1518

Carlinhos e Dora-----------Fone 2796-2809

Severino e Elba------------Fone 4054-2715

Gilberto e Cida-------------Fone 4178-8648

Marcio   e Marly-----------Fone  5058-1146

Fernando e Jesuita-------Fone 5625-5443

Local: Paróquia Santo Inácio de Loiola

Rua: França Pinto. 115 Vila Marina.  Faça parte do nosso encontro de casais com Cristo (ECC) mais informações na secretaria da Paróquia tel- 11-5571-1744