Banner
Contador de Visitas
444821


Mensagens da semana Maio 2018

Em nome do pai, do filho e do espirito santo.

A Igreja celebra neste domingo a festa da Santíssima Trindade. Um único Deus em três pessoas: Pai, Filho e Espirito Santo. “A Comunidade Trinitária é verdadeiramente mistério, realidade que supera toda a compreensão humana. O mistério do amor Trinitário revela algo do mistério mais profundo do ser humano”. No anúncio do evangelho o grande convite de Jesus aos discípulos: “Ide pelo mundo e fazei todos meus discípulos, batizando–os em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo”.

A primeira leitura, do livro do Deuteronômio, Moisés afirma ao povo que Deus é único, não há outro Deus, reconhece como este Deus escolheu um povo e esteve ao seu lado, pede que seja admirada a grandeza de sua obra: a criação do Homem e de todo universo. Revela portanto, um Deus presente na história humana (cf. Dt 4,32-34.39-45).

No evangelho, Jesus faz um grande pedido aos discípulos: Fazer discípulos todos os povos. Jesus ainda afirmará aos seus discípulos que eles não estariam sozinhos nesta caminhada, Ele estaria com eles até o fim dos tempos. Com o Batismo somos incorporados na família de Deus (cf. Mt 28, 16-20).

A segunda leitura, Paulo dirá que todo aquele que se deixa conduzir pelo Espirito, torna-se filho de Deus, sendo filhos nos tornamos herdeiros e co-herdeiros de Cristo, portanto nos tornamos testemunhas de Cristo no mundo (cf. Rm 8,14-17).

Pe. Mário Pizetta, ssp
Pároco


IDE ANUNCIAR O EVANGELHO A TODA CRIATURA

Neste domingo celebramos a Ascensão do Senhor. A subida de Jesus ao céu não é uma despedida e muito menos um abandono, é uma nova forma de relacionar-se e viver com Jesus. Jesus deixou nas mãos de seus discípulos a grande missão de serem continuadores de sua obra. Eles não estarão sozinhos. Da casa do Pai, Jesus enviará o Espirito que virá para auxiliar na difícil tarefa. Viver a fidelidade.

Na primeira leitura dos Atos, Lucas lembra que durante quarenta dias Jesus apareceu aos discípulos. Durante uma refeição pediu para que eles não se afastassem de Jerusalém e que seriam batizados pelo Espirito para serem testemunhas em todo mundo, não podemos ficar olhando para o mundo de braços cruzados, é preciso ir e proclamar a vida. (cf. At 1,1-11).

No evangelho, Marcos nos relatará o grande mandato de Jesus: Ide por todo o mundo anunciai a toda criatura o evangelho. Jesus afirma que esta missão será acompanhada de sinais: ”expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas, nenhuma serpente lhe fará mal, curará os doentes” (cf. Mc 16,15-20).

Na segunda Leitura, Paulo nos dirá que Cristo foi constituído cabeça da Igreja, seu corpo. Tudo está sob seu domínio. Ele foi para a direita de Deus Pai (cf. Ef 1,17-23).

Pe. Mário Pizetta, ssp
Pároco


“AMIGOS, NÃO SERVOS” - AQUELE QUE AMA VIVE O RESSUSCITADO

O 6º domingo da Páscoa nos dirá que o caminho do amor é o caminho de todo aquele que foi chamado para atuar no mundo em nome de Jesus. O amor é o caminho de Deus. Onde está Deus está o amor. O amor é a rosto de Deus. “Quem não ama não pode conhecer Deus”.

A 1ª leitura, os Atos dos Apóstolos, narra a ida de Pedro a casa de Cornélio. Vemos que Deus não faz distinções, antes, acolherá todo aquele que teme o Senhor e pratica a justiça. Deus vai ao encontro de todo aquele que o procura (cf. At 10,25.26.34.44.-48).

No evangelho, Jesus nos convidará a permanecer no seu amor, isto é, estabelecer entre nós humanos laços verdadeiros de amor. Jesus nos trata de amigos porque nada esconde, tudo revela. Jesus ainda diz aos discípulos e a cada um de nós, que foi ele quem nos escolheu para que possamos produzir frutos. Por isso ele nos convida a permanecer no seu amor (cf. Jo 15,9-17).

Na segunda leitura, a carta de João, nos dirá que o amor é a expressão máximo de Deus. “Quem não ama não chegou a conhecer a Deus” (cf. 1 Jo 4,4-10).

Vemos na liturgia de hoje que Jesus nos pede que viver este amor que ele nos ensinou. Ele é a energia que move nossas comunidades. O amor não é uma teoria abstrata mas uma atitude de vida.

Pe. Mário Pizetta, ssp
Pároco