Banner
Contador de Visitas
406450



ABERTURA DO SÍNODO ARQUIDIOCESANO

"Get the Flash Player" "to see this gallery."

Com a presença do cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, bispos auxiliares, vigários episcopais, padres, religiosos, novas comunidades e representantes das 306 paróquias da Arquidiocese, foi aberto oficialmente o Sínodo Arquidiocesano, no dia 24 de fevereiro, às 14h30, no Colégio São Luiz. Após uma calorosa acolhida dos animadores da Comissão Sinodal, teve início a celebração do Sínodo com a exibição de um vídeo sobre a história da Igreja em São Paulo, apresentando os principais momentos da caminhada nestes mais de 400 anos na cidade paulistana.

O Cardeal Dom Odilo, em sua reflexão, disse que alguns aspectos da vida eclesial hoje preocupam: “diminuição da frequência nas celebrações, redução de crianças no catecismo, diminuição de casamentos e outros questionamentos”. Utilizando-se do texto do Evangelho de Lucas, cap. 24, sobre os discípulos de Emaús, proclamado na celebração, lembrou que o Sínodo é um momento importante de oração e reflexão sobre a caminhada da Igreja em São Paulo. Assim como Jesus apareceu aos discípulos, encorajando-os a retomarem o encanto, após a morte na cruz, o Sínodo quer ser este momento de retomada das forças.

A primeira fase dos trabalhos sinodais acontece na paróquia durante todo o ano de 2018. Cada paróquia fará, ao longo deste ano, “estudos de grupo” para refletir sua realidade paroquial. A paróquia Santo Inácio estava representada pelos animadores paroquiais: Maria Hipolita, Eliana, João, Tarcísio, Rami, Ana Candido, Angélica e Bruna, da Palavra Viva, e pelo pároco Pe. Mário Pizetta. As fotos foram feitas pela Rami, da Pascom.