Banner
Contador de Visitas
357001


Festa de nossa senhora do mar 76ª aniversário de presença brasileira PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Qua, 23 de Agosto de 2017 00:52

Festa de nossa senhora do mar 76ª aniversário de presença brasileira

"Get the Flash Player" "to see this gallery."

A festa de N. Sra. do Mar  é comemorada  no Brasil  na paróquia Santo Inácio de Loiola e é celebrada no dia em que os católicos celebram a festa da Assunção de Nossa Senhora.

Essa imagem e devoção chegou ao Brasil pelo casal Costa bile e Clorinda Amato em 15 de agosto de 1942, que se fixaram na área da paróquia, Vila Mariana, São PauloNeste ano de 2017 foi festejada a  76ª festa e esta aconteceu na paróquia Santo Inácio de Loiola no dia 20 de agosto de 2017.

A grande celebração começou na semana que antecedeu a festa, onde todos os dias à tarde, na missa das 18 horas, era feito um momento Mariano. Na vigília  da festa, sábado à noite, um grupo de pessoas fez  ornamentação das imagens de Nossa Senhora e Santo Inácio, que na  manhã seguinte, bem cedo foram colocadas no pátio da igreja.

Chegou o domingo, dia da festa, raios de sol iluminavam as imagens  e as pessoas foram chegando. Quando o relógio marcava 9,45 horas, os andores, com as imagens, foram levados para a rua. O CET e Polícia Militar davam cobertura para que o povo pudesse acomodar-se. A grande procissão iniciou pontualmente às 10 horas com o grito “Viva Nossa Senhora do Mar!” e “ Viva Santo Inácio!” e a  acolhida da Sra.  Maura e Pe. Mário, que diante da igreja, convidaram o povo a rezar o 1ª  dezena do terço dos mistérios gloriosos. 

A Imagem de Maria foi conduzida por jovens marinheiros e a de santo Inácio pelo Povo. Durante toda a caminhada tivemos a animação da Banda, vinda de Mauá, que por meio da música qualificavam nossa caminhada. Saindo da França Pinto, entramos na  rua Major Maragliano, e em frente a Fapcom, fez-se a  2ª parada, onde rezamos pelas crianças estudantes e doentes. A terceira parada foi feita na Rua Umberto I, em frente a casa dos primeiros moradores Italianos na Vila Mariana.

Nesta pausa, Pe. Mário lembrou a situação dos migrantes do final do século XIX e os refugiados de nosso tempo. Neste local, relembrando a língua dos antepassados, foi rezada uma Ave Maria em italiano. A Procissão continuava o seu percurso. Na rua França Pinto, em frente ao prédio de tijolinhos, foi feita a 4ª parada. Tudo caminhava bem, quando do céu, vinham alguns sinais de nuvens carregadas.

Estas, alertavam: vamos ter chuva! e nos dirigimos às pressas para a quinta e última parada, que aconteceu  em frente a igreja. Neste local foi rezado o 5º mistério glorioso e foi feita a revoada dos balões pelas crianças, um espetáculo muito bonito. O tempo foi passando e as gotas d’agua começavam a cair. Mesmo assim o povo lentamente foi entrando na Igreja cantando.

Quando todos tinham entrado, entraram as imagens, inicialmente de Santo Inácio, acompanhado do hino, depois, entrou a imagem de Nossa Senhora do Mar, que foram levadas até o altar. Com o templo totalmente lotado  aconteceu a missa presidida pelo Pe. Mário e concelebrada pelo capelão da Marinha, Pe. Diniz. Em sua homilia, o celebrante, a luz da 1ª leitura  pediu que cada um se esforçasse para ser um sinal, assim como Maria foi para o mundo.

No final da celebração, aconteceu de forma emocionante a coroação de Nossa  Senhora, através das duas pessoas que haviam sido sorteadas na entrada da igreja. Brilhante foi a participação das crianças, do coral, das pessoas. As fotos foram registradas Rami, da Pascom paroquial.

Pe. Mário

Última atualização em Qua, 23 de Agosto de 2017 00:55